Durante o PlayStation Indie Arcade, evento paralelo à GDC 2013 que aconteceu ontem (25 de março) em São Francisco, Estados Unidos, diversos jogos independentes foram exibidos. Um dos que mais atraiu a atenção dos
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visitantes foi o estranho Divekick, um jogo de luta diferente de tudo que já foi feito. Com uma mecânica aparentemente simples, o título utiliza somente dois botões, um para pular e outro para chutar. O objetivo: acertar um único golpe em seu oponente.
Um projeto estranho, criado para fazer piada com os tradicionais jogos de luta, Divekick é mais complexo do que parece. E tem uma história nada convencional para combinar. Ao ser lançado no site de crowdfunding Kickstarter, um sucesso inesperado aconteceu, com a meta de US$30 mil (aproximadamente R$60 mil) tendo sido facilmente superada. Mas, em meio a pedidos de desculpas aos que haviam apostado no título, os desenvolvedores resolveram cancelar a campanha e fechar um acordo com a produtora Iron Galaxy Studios. Com o contrato, além da versão para PC prevista inicialmente, versões para PlayStation 3 e PS Vita entraram em desenvolvimento.
A versão exposta no evento da Sony pelo próprio presidente da Iron Galaxy Studios, Dave Lang, apresentava ótima jogabilidade. A resposta era excelente e em alguns momentos haviam filas formadas para testar o título e dar boas batidas nos botões gigantes do joystick. Um pé apresentado na base da tela serve de medidor de força que vai sendo preenchido à medida em que saltos e chutes vão sendo dados. Os personagens como Dive, Kick, Kung Pao e Mr. N podem usar seus especiais exclusivos para fugir, aplicar golpes poderosos ou alterar a velocidade dos saltos. O resultado deve ser sempre o mesmo, atingir o inimigo e vencer cinco rounds.
A fabricação do curioso controle, com seus dois botões gigantes, ainda está em negociação e aguardando algum parceiro que se interesse pelo projeto. Mas o problema de um jogo leve, que será vendido via download, é muito fácil de solucionar com qualquer joystick normal, já que um controle comum tem, em média, bem mais do que dois botões.
Mas o jogo, com seus poucos botões, diverte muito. Pra todos os jogadores que riam com a rapidez dos cinco rounds, a resposta de Lang era a mesma: "Um chute causa mil pontos de dano e cada jogador possui cem pontos de vida". A rapidez e as diferenças entre os personagens, que não dependem de rotações estranhas nos botões direcionais para serem ativadas, se equilibram com a simplicidade dos rounds para formar um jogo ágil e divertido.